Assistência Social da APAE de Patos de Minas, é responsável por organizar e estruturar os serviços socioassistenciais voltados para as pessoas com deficiência e suas famílias, tendo como princípios as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
A área da assistência social da APAE Patos de Minas desenvolve suas ações da seguinte forma:
Os Serviços de Assistência Social têm os seguintes objetivos:
CARACTERISTICAS DA APAE QUANTO AOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS
(X) Atendimento
(X) Assessoramento
(X) Defesa e Garantia de Direitos
(X) Habilitação e Reabilitação
(X) Programa de aprendizagem de Adolescentes, jovens ou Pessoas com Deficiencia
( ) Acolhimento Institucional Provisório Durante Tratamento de Saúde.
O programa de autogestão e autodefesa tem como principal objetivo fomentar a formação continuada da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla para o exercício pleno da cidadania, fortalecendo sua autonomia e capacidade de buscar recursos fora do sistema familiar para defesa dos seus direitos, conquistando liderança, iniciativa e facilidade de elaborar e expressar ideias, além de promover a melhoria das relações interpessoais.
Além disso, visa estimular habilidades sociais e comportamentais, auxiliando na compreensão das atitudes e habilidades, identificação das potencialidades, descoberta e defesa do “eu” enquanto sujeito de deveres e direitos, desenvolvendo, assim, seus interesses e superando suas limitações perante a sociedade.
Paralelamente, serão realizados encontros com o núcleo familiar da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla para desenvolver atividades de reflexão, trocas de experiências para o reconhecimento das potencialidades dos filhos, auxiliando na busca e encorajamento da sua autonomia, autodeterminação, autogestão e autoconhecimento.
Público-alvo e critérios de acesso: Pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla encaminhadas por outros serviços da APAE Patos de Minas.
A idade mínima é de 16 anos, desde que a pessoa apresente algumas habilidades que colaborem com sua autonomia e independência (compreensão de ordem simples, alimentação autônoma, controle dos esfíncteres, algum tipo de comunicação).
A Escola de Família é um projeto da Rede Mineira das APAES, que visa uma integração maior da família ou responsável com a pessoa com deficiência e Instituição, proporcionando a essa família um olhar diferenciado sobre a deficiência e as políticas públicas, a qual promove a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida por meio de ações que contribuem para sua formação pessoal. Entre os resultados esperados está a conscientização dos familiares e seus cuidadores, bem como, a adoção de novos hábitos e atitudes de convivência e cidadania.
A Escola de Família visa uma integração maior da família ou responsável com a pessoa com deficiência e instituição e almeja uma transformação positiva na relação familiar com a pessoa com deficiência intelectual e múltipla, além de conhecimento e informações sobre os serviços ofertados ao núcleo familiar da pessoa com deficiência.
O Programa Emprego Apoiado (Trabalho, Emprego e Renda) tem como finalidade auxiliar tanto as pessoas com deficiência na busca pelo emprego como a empresa no recebimento dessas pessoas.
A partir do momento que damos visibilidade e oportunidade às pessoas com deficiência, sem o pré julgamento, realmente abraçamos as diferenças e nos conectamos à realidade.
A inclusão laboral se fundamenta em princípios e valores que incluem a presunção da empregabilidade, a importância dos apoios, a centralidade nas habilidades e capacidades dos usuários, a individualidade, a necessidade de inclusão no mercado de trabalho de acordo com a sua vontade e interesses, com condições de trabalho iguais às dos outros empregados.
Cada organização possui uma realidade diferente e necessita ser capaz de construir um direcionamento exclusivo de acordo com a sua cultura organizacional, entrelaçando seus valores, missão e visão e ao mesmo tempo projetando a Diversidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência. Organizações inclusivas geram resultados inovadores e um ambiente criativo.
Com isso, oferecemos para as empresas um trabalho de consultoria especializada auxiliando a adoção e gestão de estratégias para a promoção da diversidade e inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, atrelando aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao cumprimento da legislação brasileira ao contemplar a temática da diversidade, igualdade e inclusão de pessoas.
Contamos com um banco de currículos nas quatro modalidades de deficiências (Intelectual, auditiva, visual e física), onde auxiliamos na inserção dos PCD’s no mercado formal de trabalho.
Publico Alvo:
• Pessoas com deficiência a partir de 18 anos que apresentam alguma habilidade que colaboram na sua autonomia e independência e estão aptas ao mercado de trabalho.
• Empresas que visem:
– inserir as pessoas com deficiência;
– adoção e gestão de estratégias para a promoção da diversidade e inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
O Centro Dia tem atividades desenvolvidas em diversas ambiências e é direcionado a jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual e múltipla que necessitam de apoios extensivos e generalizados. Sua finalidade é promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos usuários, visando o reconhecimento do seu potencial, e a aceitação e valorização da diversidade.
As ações do Centro Dia são diversificadas e abrangem atividades culturais e de lazer favorecendo a troca de experiências.
Todas as intervenções realizadas pela APAE Patos de Minas têm o propósito de manter e/ou desenvolver as habilidades dos usuários, fortalecendo seu protagonismo e reduzindo a exclusão social, o isolamento, a discriminação e o preconceito.
A organização das atividades em ambiências, visam proporcionar vivências sociais, culturais e de lazer, além de desenvolver, através da arte e de situações reais, competências, habilidades e atitudes que promovam a autonomia e independência do usuário.
Público-alvo e critérios de acesso: 144 (cento e quarenta e quatro) Jovens, adultos e pessoas em processo de envelhecimento com deficiência intelectual e/ou múltipla/autismo a partir dos 18 anos de idade (18 a 59 anos), que apresentam dependência do apoio de cuidadores/familiares.
Atividades desenvolvidas nas ambiências, oficinas e vivências externas
AMBIÊNCIA DE VIVÊNCIA
A ambiência “Vivências” compreende atividades da vida diária, da vida prática e de interação familiar e comunitária, enfatizando experiências e vivências relacionadas às questões do dia-a-dia, sociais e intersubjetivas, favorecendo uma aprendizagem significativa de formação do cidadão. Familiares dos usuários e pessoas da comunidade podem participar desta Oficina, desde que seja agendado previamente.
A ambiência “Corpo e Movimento” visa proporcionar uma aprendizagem por meio de atividades corporais e físicas de baixo impacto, circuitos, jogos rítmicos e teatrais que exploram os movimentos corporais, o equilíbrio e o desenvolvimento do potencial cinestésico, criativo e artístico dos usuários.
Na ambiência de Participação Social são desenvolvidas atividades esportivas, jogos, artes e música. O objetivo é o desenvolvimento do protagonismo, autonomia e independência dos usuários e familiares, a partir dos interesses, demandas e potencialidades. Além de estimular os participantes a observar, experimentar e explorar diversas situações, valorizando o conhecimento prévio, o desejo e o potencial de cada pessoa.
O setor de educação da APAE de Patos de Minas ratifica e faz valer o Capítul V, artigo 58 da Lei de Diretrizes e Base – 9394/9. “Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”.
As ações de aprendizagem serão realizadas pela Escola de Ensino Especial “Wagner Lima Verde”, mantida pela APAE de Patos de Minas, pertencente ao sistema regular de ensino credenciada e autorizada pela portaria da SEE no 520/2022 de 02/04/2022, e Parecer CRR no 223 de 07 de abril de 2016.
Etapas e modalidades de Ensino Oferecidas pela Escola.
No total de matrículas: 251
Ed. Infantil (estimulação precoce e pré-escola): 65
Ensino Fundamental: 122
EJA – Anos Iniciais: 19
EJA – Anos Finais: 45
Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida: 06
O Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II) da APAE Patos de Minas tem um papel fundamental na prestação de serviços de habilitação e reabilitação a pessoas com diferentes tipos de deficiências, incluindo deficiência intelectual, transtorno do espectro do autismo, deficiência auditiva e múltiplas deficiências. A abordagem do CER II é inter e transdisciplinar, considerando a perspectiva biopsicossocial do usuário, o que implica uma avaliação integrada do indivíduo, levando em conta suas limitações, comportamento e os contextos social, familiar e cultural.
As principais áreas de atuação do CER II incluem:
Programa de Intervenção Precoce Avançado (PIPA): Esse programa é destinado a crianças de 0 a 6 anos de idade que apresentam fatores de risco ao desenvolvimento ou um diagnóstico de deficiência intelectual e/ou múltipla. O objetivo é intervir precocemente para promover o desenvolvimento adequado nessas crianças.
Reabilitação Auditiva: O CER II oferece serviços de reabilitação auditiva para pessoas de todas as idades, de ambos os sexos, que enfrentam dificuldades de comunicação devido à perda auditiva ou que foram diagnosticadas com deficiência auditiva. Essa assistência é disponibilizada para residentes em uma ampla área geográfica que abrange 33 municípios na macrorregião noroeste e microrregião do Alto Paranaíba de saúde.
Alguns dos municípios atendidos incluem Arapuá, Arinos, Bonfinópolis, Carmo do Paranaíba, Patos de Minas, e muitos outros listados.
Além dessas áreas de atuação, o CER II oferece terapias complementares, como Hidroterapia, Equoterapia, Terapia Sensorial e o Método Therasuit, para atender às necessidades específicas dos usuários. Além disso, o centro também oferece serviços odontológicos.
Essas ações visam melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento e reabilitação de pessoas com deficiências em toda a região atendida.
A reabilitação auditiva é uma área crucial da saúde que visa ajudar pessoas com perda auditiva ou deficiência auditiva a melhorar sua comunicação e qualidade de vida. Os objetivos da reabilitação auditiva mencionados no texto incluem:
Habilitar/Reabilitar Usuários: Isso envolve ajudar os pacientes a lidar com sua perda auditiva, recuperar ou melhorar suas habilidades de audição e comunicação.
Promover a Unidade: Garantir que o setor de reabilitação auditiva esteja integrado com outros departamentos da instituição para proporcionar atendimento eficaz e abrangente aos pacientes.
Ampliar a Qualidade de Serviços: Buscar melhorias contínuas na qualidade dos serviços prestados aos usuários, garantindo que eles recebam o melhor cuidado possível.
Otimizar Processos: Procurar maneiras de tornar os processos de saúde auditiva mais eficientes, a fim de atender um maior número de pacientes.
Os profissionais envolvidos no processo de reabilitação auditiva têm uma abordagem centrada no paciente, concentrando-se em melhorar a funcionalidade dos usuários. A avaliação e o tratamento são realizados em todas as fases da vida, desde a infância até o envelhecimento. Uma equipe multiprofissional, composta por otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais, trabalha em conjunto para avaliar, diagnosticar e oferecer as melhores opções de tratamento, que podem incluir o uso de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI), Implante Coclear (IC) ou tratamentos médicos e cirúrgicos, conforme apropriado.
A meta de atendimento estabelecida envolve atender pelo menos 150 usuários por mês, incluindo novos usuários, acompanhamento, atendimentos médicos e terapias fonoaudiológicas, de acordo com regulamentações governamentais. Além disso, a meta anual é fornecer cerca de 1500 aparelhos auditivos em 2023.
O público-alvo da reabilitação auditiva abrange pessoas de todas as idades e gêneros que enfrentam dificuldades de comunicação devido à perda auditiva ou deficiência auditiva. Eles devem ser residentes nos 33 municípios da
Macrorregião Noroeste de Saúde: Arapuá, Arinos, Bonfinópolis, Brasilândia de
Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Carmo do Paranaíba, Chapada Gaúcha, Cruzeiro da
Fortaleza, Dom Bosco, Formoso de Minas, Guarda-Mor, Guimarânia, João Pinheiro,
Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Natalândia, Paracatu, Patos de
Minas, Presidente Olegário, Riachinho, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São
Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros, Unaí, Uruana de Minas,
Varjão de Minas e Vazante.
O acesso a esses serviços é essencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas com problemas auditivos na região
A modalidade de habilitação/reabilitação intelectual é composta por uma equipe de profissionais de
diversas áreas de formação. Além habilitar/reabilitar os usuários, a reabilitação intelectual tem como objetivo:
Público alvo: O público alvo da reabilitação intelectual consiste em usuários de ambos os sexos, de todas as faixas etárias que residem na micro região de Patos de Minas e apresentam fatores de risco ao desenvolvimento (0 a 6 anos de idade) ou diagnóstico de deficiência intelectual e/ou múltipla.
Os municípios que abrangem a micro região do Alto Paranaíba são: Patos de Minas, Arapuá, Carmo do Paranaíba, Cruzeiro da Fortaleza, Guarda-Mor, Guimarânia, Lagamar, Lagoa Formosa, Matutina, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros, Varjão de Minas e Vazante
Meta de usuários: 200/mês
Metodologia: Os programas de intervenção contemplam sessões individuais nas áreas da psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e também as consultas de psiquiatria.
As sessões em grupo são oferecidas a partir de três perspectivas: da estimulação global do desenvolvimento, da cognição e linguagem e do ensino de habilidades sociais e atividades da vida diária. Quando em grupo, as sessões são conduzidas por profissionais de áreas compartilhadas como, por exemplo, fonoaudiologia + psicologia + terapia ocupacional e/ou fisioterapia + fonoaudiologia + terapia ocupacional. Com essas configurações, tanto os atendimentos individuais quanto os de grupo possibilitam o desenvolvimento dos usuários com foco nas suas potencialidades, na sua independência e autonomia e na participação social, minimizando os efeitos de limitações secundárias às condições de saúde.
Com relação ao ano de 2023, serão mantidas as atividades com foco no desenvolvimento do usuário e na participação da família, considerando que o usuário necessita ser o protagonista no processo de habilitação/reabilitação e a família a sua principal fonte de apoio.
Avaliação Multidimensional: Pautada em estudos e critérios científicos e realizada por equipe multidisciplinar composta por: assistente social, psicólogo, pedagogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, médico psiquiatra e/ou neurologista esta avaliação tem como propósito central conhecer a pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla, obtendo informações sobre suas aptidões, competências e limitações a fim de realizar a intervenção mais adequada e indicar os apoios necessários à sua funcionalidade em seu ciclo de vida, prevenindo o agravo da deficiência e favorecendo o desenvolvimento de competências sociais para sua autonomia e independência, abandonando as práticas e diagnósticos baseados apenas na identificação da deficiência.
Equoterapia: O tratamento equoterapêutico utiliza-se do cavalo como instrumento promotor de ganhos físicos, sociais e intelectuais.
Após avaliar o praticante e caso necessite de atendimento equoterapeutico, é traçado o planejamento terapêutico individual visando ganhos no desenvolvimento neuropsicomotor do praticante.
Objetivos específicos:
Cada indivíduo com deficiência intelectual/múltipla, tem seu perfil, o que o torna único, isto evidência a necessidade de formular programas individualizados e os objetivos são traçados levando em consideração as necessidades e potencialidades de cada praticante. Dentre os benefícios pode-se destacar:
Infraestrutura: O espaço físico encontra-se situado na Unidade Rural da APAE as margens da BR 365, KM 403, a qual é formada por uma sede administrativa onde é composta por 03 salas (avaliação, confecção de materiais, reunião/copa), recepção, sala de espera e banheiros (feminino e masculino), rampa de acesso ao picadeiro de areia, pista de grama, 02 salas de armazenamento de ração e guarda de materiais, área de lavagem dos cavalos, piquetes.
Hidroterapia: O tratamento da Hidroterapia desenvolvido utiliza métodos e técnicas fisioterapêuticas, observando a individualidade de cada patologia, visando à independência física funcional e integração com o seu meio.
Avaliar o usuário e caso necessite de tratamento fisioterápico, traçar o planejamento terapêutico individual e específico visando à recuperação total ou parcial do mesmo. Este atendimento será preferencial para usuários com deficiência intelectual e atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor.
Objetivo específicos:
auditiva.
O método TheraSuit é descrito como um recurso terapêutico composto por uma vestimenta ortopédico terapêutica combinada com sessões de fisioterapia e terapia ocupacional, baseadas em um intenso e específico programa de exercícios para o tratamento de pessoas com paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, ataxia, atetose, autismo, transtornos vestibulares, traumatismo cranioencefálico, síndrome de Down, síndromes genéticas, mielo meningocele e malformação congênita.
Após avaliação, as crianças e adolescentes realizaram 4 módulos por ano. Cada módulo é composto por 4 semanas de atividade (60 horas) e 8 semanas de intervalo, e os exercícios são associados ao uso do macacão terapêutico-ortopédico, que promove o ajuste biomecânico no usuário.
Todos os usuários deste tratamento têm de se submeter a uma avaliação clínica, apresentar relatório médico e atender aos pré-requisitos definidos pelo Protocolo.
Avaliação:
Objetivos específicos Protocolo TheraSuit:
Ampliar a qualidade de habilitação/reabilitação do CER II – APAE Patos de Minas e assim atenuar as sequelas das barreiras ou comprometimentos advindos de uma deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida.